quinta-feira, 5 de julho de 2012

Isto também é português:


Catei do julgamento solicitado por Chico a respeito da Apub. Mas não entendi direito do que estavam falando. Quem quiser ver detalhes:http://osaciperere.files.wordpress.com/2012/07/anulado-plebiscito-da-apub.pdf

DO JULGAMENTO EXTRA ET ULTRA PETITA.

A Ré suscita a realização de julgamento extra petita, ao argumento de que não seria possível a decretação de nulidade do plebiscito que culminou na decisão de desfiliação da ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Alega que o Autor somente questionou o quórum da votação na assembléia, e não da votação no plebiscito, uma vez que este sequer havia sido realizado quando da propositura da ação. Afirma, portanto, não haver causa de pedir nem pedido de declaração de nulidade do plebiscito, bem como que o Autor não poderia antever o resultado do certame. Assim, assevera que a decisão exarada teria sido extra et ultra petita.

Esse Menandro desse blogue aí escreve umas boas:

- Filho da mãe é *adjunto adnominal*, quando a frase for: ''Conheci um político filho da mãe".
- Se a frase for: "O político é um filho da mãe", daí, é *predicativo*.
- Agora, se a frase for: "Esse filho da mãe é um político", é *sujeito*.
- Porém, se o cara aponta uma arma para a testa do político e diz: "Agora nega o roubo, filho da mãe!" - daí é *vocativo*.
- Finalmente, se a frase for: "O ex-ministro, Alfredo Nascimento, aquele filho da mãe, desviou o dinheiro das estradas" daí, é *apôsto*.
Que língua a nossa, não?!
- Agora vem o mais importante para o aprendizado: Se estiver escrito:"Saiu da presidência em janeiro e ainda se acha presidente."  O filho da mãe é *sujeito oculto..*..

Nenhum comentário:

Postar um comentário