domingo, 23 de outubro de 2011

Professor de Física da UFBa ganha prêmio nacional!

  Página B9 do jornal A Tarde de hoje (23/10/11): "Olival Freire Jr., em conjunto com Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg, foi o vencedor 2011 do 53o. Prêmio Jabuti 2011, na categoria Ciências Exatas."
  O título do livro premiado é "Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais", e é um livro aberto para a população em geral. Ou seja, não tem contas. Leiam sem medo. O jornal diz que quem dá o prêmio Jabuti é a Academia Brasileira de Letras, mas não é. Encontrei João Augusto, da Engenharia Mecânica, e ele também ganhou o quarto lugar deste ano com um livro sobre Fadiga.  Ele disse que quem dá o prêmio Jabuti é a Câmara Brasileira do Livro, que de qualquer forma é uma instituição de nível. E nível nacional.
   Os alunos da Física sempre diziam que Olival merecia receber um prêmio, porque, com a instituição do Mestrado em Ensino de Física, tinha levado um monte de mulheres para a nossa escola.  Acabou recebendo por outro motivo. Com Einstein também foi assim. Ele deveria receber o prêmio pela Teoria da Relatividade, mas acabou ganhando pelo Efeito Fotoelétrico.  O pessoal não conseguia entender a importância da Relatividade.
  Talvez também não consigam entender a importância das mulheres no Instituto de Física...

Um comentário: