sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comunicado do Comando de Greve


Recebida em 01/07/12:

TODOS AO 2 DE JULHO!!!!!
Professores,
Neste 2 de julho, data em que os movimentos sociais literalmente colocam o “Bloco na Rua” em defesa de suas próprias bandeiras, a UFBA, em Greve há mais de 30 dias, estará presente junto com os demais trabalhadores da educação, em Bloco, para defender a Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade. Estaremos em peso com a presença das Universidades Federais e Estaduais da Bahia e da rede municipal de educação. O ato promete ser grandioso e expressará a nossa força política diante do descaso dos governos federal e estadual com a educação pública. Compareçam, para depois vocês não terem que irem chorar no pé do Caboclo.

Orientações do Comando de Greve da UFBA para a organização da nossa ala,:
1.    Todos devem comparecer com a camiseta UFBA em Greve;
2.    Os que não possuem a camiseta da greve podem usar uma camiseta ou outra roupa vermelha;
3.    A Concentração de nosso bloco será no Posto BR no Largo da Lapinha, às 08h00;
4.    Preferencialmente, venham de ônibus ou de Taxi, uma vez que há dificuldade para estacionar;
5.    Não esqueça de trazer água, protetor solar e boné;
6.    Os que quiserem podem trazer apitos e panelas para fazer nosso batuque;


Informações do Comando de Greve, recebida em 27/06/12:

Nesta terça feira (26/06), às 15:30h, foi realizada, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, mais uma assembleia geral (AG) dos docentes da UFBA com pauta: Informes, Avaliação da Greve e Encaminhamentos. Finalmente, a diretoria do sindicato cedeu aos anseios da categoria dos docentes da UFBA e reconheceu que a categoria está em greve desde o dia 29 de maio e legitimamente representada pelo comando de greve, no qual ela retoma o seu assento e para o qual disponibiliza toda a estrutura da sede do sindicato. Ficou decidido que a diretoria da APUB irá convocar uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre a continuidade da greve.

Com a participação recorde de 306 professores foi aprovada por unanimidade (nenhum voto contra nem abstenções) a continuidade da greve por tempo indeterminado, marcando a próxima AG para 04 de julho (quarta-feira), às 16h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Também foi marcada para o mesmo dia e local, às 14h, uma assembleia extraordinária para revogação do artigo 16 do estatuto do sindicato, artigo este que estabelece o dispositivo do referendo para aprovar deliberações sobre a greve após as assembleias.

Uma agenda de atividades foi apresentada para esta semana. Na próxima quarta-feira, 27 de junho, será realizado na Faculdade de Educação, às 14h, o debate sobre o orçamento federal e o financiamento para educação. Na quinta-feira (28/06), às 15h, na Faculdade de Arquitetura, serão discutidas as propostas de carreiras apresentadas na mesa de negociação com presença de representantes das entidades nacionais.


Vejam as novidades sobre a greve no link do Comando de greve:
 comandogrevedocentesufba.blogspot.com.br.
https://docs.google.com/file/d/0B9kK4Gngi90remNJNlFGWU92Wms/edit?pli=1

Recebido em 21/06/12:

Recebido em 15/06/12:


Nesta quarta, 13/06/2012, às 15h30, 283 professores da UFBA reuniram-se em assembleia e reafirmaram (sem nenhum voto contra e 3 abstenções) a continuidade da Greve dos Docentes da UFBA em adesão ao Movimento Nacional das Instituições Federais do Ensino Superior. O movimento grevista vem se fortalecendo com as já aprovadas Greves dos Servidores Técnico-administrativos e dos Estudantes da UFBA. Os professores reivindicam a proposta de um Plano de Carreira, melhoria das condições de trabalho e reposição das perdas salariais. Na assembleia novos componentes se integraram ao comando de greve, o qual irá promover várias ações durante os próximos dias conforme agenda disponível em
Os professores reunidos debateram e avaliaram a conjuntura em que se desenrola a greve e a possibilidade de obtenção das reivindicações, reafirmando a assembleia como o fórum privilegiado e instância máxima de deliberação da categoria. Durante os debates destacou-se que, pela primeira vez, o Governo dá sinais claros de preocupação com a greve. O Governo propôs suspender a greve por 20 dias para apresentar nova proposta de carreira, o que foi rechaçado pelas entidades presentes no comando nacional de greve em Brasília. O governo recuou na proposta e ficou agendada nova rodada de negociação em 19/06. A assembléia dos docentes da UFBA defendeu que é fundamental a manutenção da Greve nacional como instrumento de pressão para acelerar as negociações, visto que o prazo final para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013 é 31/07/2012. Nova assembleia dos Docentes ocorrerá no próximo dia 20 (quarta-feira) as 16h no Salão Nobre da Reitoria.

Comando de Greve dos docentes da UFBA
Salvador, 13 de junho de 2012.
  
Recebido em 07/06/12
*************************************************************************************

Comunicado aos Professores
Os professores da Universidade Federal da Bahia continuam em greve, conforme a decisão da Assembleia Geral realizada no dia 05 de junho, na Faculdade de Arquitetura, que contou com a participação de 256 docentes e deliberou, com 9 (nove) abstenções e nenhum voto contrário, a manutenção da greve e a reafirmação do Comando de Greve escolhido na Assembleia Geral do dia 29 de maio. Ressalte-se ainda que tal Comando conta com dois integrantes indicados pela atual diretoria da APUB.
A assembleia Geral é a instância máxima de deliberação da categoria e o referendo organizado e realizado pela diretoria da APUB tentou, sem sucesso, subtrair tal significado. O referendo permite a seguinte análise: houve expressivo boicote dos docentes favoráveis à greve, por compreendê-lo ilegítimo, ilegal e antidemocrático. Ademais, a maioria não participante do plebiscito já manifestou sua vontade, seguindo a decisão da assembleia e paralisando as atividades docentes. A greve na UFBA é uma realidade e a decisão sobre sua continuidade cabe apenasa uma nova assembleia.
Foi deliberado na Assembleia Geral, do dia 05 de junho, que o Comando de Greve convocasse os membros da atual diretoria da APUB a retomar o seu lugar neste comando e assim construirmos juntos a convocação da próxima assembleia e os rumos da greve.
A GREVE CONTINUA!!!
Professores da UFBA,
Todos à Assembleia do dia 13/06, às 15h00, na Faculdade de Arquitetura!!!
Reforçamos a posição da categoria que coloca a Assembleia como instância soberana para a decisão sobre a Greve pela Carreira, pelo Salário e pelas Condições de Trabalho.
Para que a greve siga crescendo e se fortalecendo, orientamos que os professores em todas as unidades que se reúnam para constituir:
1)      Um comitê de greve da unidade que tem a função de mobilizar os professores e construir as atividades locais da greve e a agenda da unidade (Propostas de temas: Carreira docente, Reajuste Salarial e Situação atual do ensino superior no Brasil, Condições de Trabalho, Demandas locais da unidade, Direito de greve e outros temas que possam vir a surgir na unidade);
2)      A indicação de nomes para compor o Comando de Greve dos Docentes da UFBA;
3)      O envio para todos os professores do documento em anexo sobre o direito de greve de servidores em estágio probatório e estímulo à participação desses nas atividades da greve;
4)      Organizar um mural na unidade para tornar publicas as atividades da greve.
Comando de Greve dos docentes da UFBA
Salvador, 07 de junho de 2012.
Todos à Assembleia! Traga mais um professor com você!!!
*********************************************************************************

Informações anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário