terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Liberdade em queda

   O edifício Liberdade, que desmoronou no Rio, arrastando consigo o edifício Colombo, foi seguido da queda de Danielle Winits e Thiago Fragoso. O cabo que sustentava os dois no vôo sobre a platéia, na peça Xanadu, se rompeu. Os dois eventos mostram a importância do engenheiro na sociedade. 
   Espero que a queda do edifício Liberdade sobre o edifício Colombo não tenha nenhum significado metafórico. Alguma coisa como a liberdade sumindo do mundo e arrastando as Américas para o colapso.
  No Brasil, a tendência é criar leis que prendam, em vez de investir primeiro na educação.  Quem der tapa no filho vai para a cadeia, por exemplo. É preciso considerar que o castigo corporal é uma tradição que vem de muitos anos, e que precisa primeiro ser trabalhada nas escolas, criando uma consciência duradoura, num investimento sadio.  Em contrapartida as cadeias seguem abarrotadas, numa agressão social mais revoltante que os tapas nas crianças. Juízes e deputados seguem aumentando seus salários como bem querem, imputando altos impostos e desviando para seus bolsos, livres de cadeias e punições. 
  Demitiram soldados que estavam fazendo obscenidades com a estátua de uma vaca, em Florianópolis. Outra questão cultural. Os soldados não estavam fazendo mal a ninguém. Estavam se divertindo, fingindo que estavam trepando com a vaca e tirando fotos. Por que o sexo nos incomoda tanto?
  A França, o país da Liberdade, Igualdade, Fraternidade, está andando por um caminho esquisito. Proibiu as mulheres de usarem burcas, independente de elas quererem ou não. E agora vai prender quem disser que um genocídio, assim decretado por um órgão internacional, não foi genocídio. 
  Precisamos nos concentrar no que é essencial:  O ser humano não pode fazer mal a outro. Na medida do possível, pois, para mim, pagar altos impostos a um governo que não responde com melhorias sociais é um mal que me fazem. Mas todos precisam pagar impostos para manter a máquina da sociedade em funcionamento. Se o mal não é feito, vamos nos alegrar e deixar que os outros sejam felizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário