quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A Habanera de Carmen não é de Bizet!!

Vejam que interessante:  A famosa habanera da ópera Carmen, de Bizet, uma das árias de ópera mais famosa, foi composta na verdade por Yradier, um compositor basco espanhol, segundo a Wikipédia (procure por Yradier, em inglês ou em espanhol).
   A composição mais famosa de Yradier é a habanera La Paloma, que no Brasil saiu com a letra: "Quando amanhece o dia no meu rincão/ Parece que a natureza tem coração". É uma composição muito querida no mundo inteiro, principalmente na Europa. Notem que tem o mesmo acompanhamento da Habanera de Carmen. Yradier viveu de 1809 a 1865, e, depois de visitar Cuba em 1860, danou a compor habaneras (de Havana).
  Ouçam no youtube "El Arreglito", de onde Bizet tirou sua peça, pensando que fosse uma canção folclórica.  Quando percebeu o seu erro, Bizet acrescentou uma nota à partitura vocal, informando a fonte:
Ouça El Arreglito, de Yradier, aqui: http://www.youtube.com/watch?v=9l0e3M3Ek4c
Compare com a Habanera "de Bizet" aqui, com a grande Maria Callas:http://www.youtube.com/watch?v=3rjOrOt6wFw&feature=related
  Realmente na partitura de Carmen está escrito a nota de Bizet: "Imitée d'une chanson espagnole. Proprieté des Editeurs du Menestrel" (Imitado de uma canção espanhola. Propriedade dos Editores do Menestrel). Está na página 49 do arquivo http://imslp.info/files/imglnks/usimg/e/e3/IMSLP108884-PMLP15769-Bizet_-_Carmen_VS1_FE.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário